Ultimas Notícias
Mundo: Mega-navio bloqueia o Canal de Suez, causando longo e caro engarrafamento

Mega-navio bloqueia o Canal de Suez, causando longo e caro engarrafamento

De acordo com um serviço de rastreamento de navios, o MV Ever Given é visto cercado por pelo menos seis rebocadores, com mais a caminho.Mega-navio bloqueia o Canal de Suez, causando longo e caro engarrafamento

Rebocadores tentam desviar o MV Ever Dado do Canal de Suez, no Egito. Foto: Reuters

Nova Delhi : Embora Bengaluru e Nova Delhi sejam notórios por congestionamentos que podem durar algumas horas, especialmente se estiver chovendo, eles realmente não afetam os preços globais do petróleo ou causam um pesadelo logístico de milhões de dólares. Mas alguns engarrafamentos podem, como o que está ocorrendo atualmente no Canal de Suez – o estreito canal que conecta o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo que salva os navios da Ásia e da África Oriental que contornam o Cabo da Boa Esperança na África do Sul para entrar no Atlântico .

Nas últimas 13 horas, um navio chamado  Ever Given foi encravado lateralmente no Canal de Suez, prendendo dezenas de navios atrás dele e prejudicando o fornecimento de mercadorias importantes entre os continentes. De acordo com o site de notícias de navegação gCaptain ,  Ever Given  é um dos maiores navios de contêineres ultra-grandes do mundo em operação, com capacidade para transportar 20.000 contêineres (20 pés x 8 pés x 8 pés) por vez. E agora, parece assim:'Nm' significa milha náutica: 1 nm = 1,85 km.  Fonte: VesselFinder

O ‘nm’ significa milha náutica: 1 nm = 1,85 km. Fonte: VesselFinder

A partir das 14h35 IST, o Ever Given  ainda estava segurando o tráfego pelo canal, causando um amontoado de navios atrás dele. De acordo com vários relatos no Twitter, incluindo fotos, seus esforços para se libertar podem ser impedidos por um vento forte soprando no canal e também pelo fato de a proa bulbosa do navio ter encalhado, tornando-se literalmente um obstáculo. No serviço de rastreamento de navios  VesselFinder , o  Ever Given  é visto cercado por pelo menos seis rebocadores, com mais a caminho.

Egypt March 24, 2021. Suez Canal Authority/Handout via REUTERS

A AFP  também informou  que mais de cem navios aguardavam para entrar no canal, enquanto, de acordo com  outra fonte , outros nove que já haviam entrado no canal aguardavam.

O Canal de Suez é operado pelo Egito. Foi construído em uma década de 1859 e tornou-se operacional em 17 de novembro de 1869. Seus terminais são marcados por Port Tewfik e Port Said. Depois de uma série de ampliações e melhorias, o canal tinha 193,3 km de comprimento, 24 metros de profundidade e 205 metros de largura em 2010. Os navios em movimento podem ter uma largura máxima de 77,5 metros.

Pelo menos até 2010, os  dados oficiais  indicavam que o canal recebia 47 navios por dia. O governo egípcio supostamente ganhou  mais de US $ 5 bilhões  com a rota comercial apenas em 2020.

Cairo24 , um site de notícias egípcio local, citou um trabalhador do Canal de Suez dizendo que uma “falha técnica repentina” das “máquinas” do navio fez com que o navio atingisse a terra em ambos os lados do canal, obstruindo-o. O trabalhador também disse que as autoridades do canal implantaram guindastes para mover a areia onde o navio havia violado a terra. Se isso não bastasse, as autoridades tentariam novamente depois de reduzir a carga do navio e, finalmente, tentariam mover Ever Given inteiramente para fora do canal, de acordo com  Cairo24 .

Os detalhes do navio no  MarineTraffic  dizem que o MV  Ever Given  foi construído em 2018, tem 400 m de comprimento, 59 m de largura e voa sob a bandeira do Panamá. (‘MV’ significa ‘navio mercante’.)

Acontece que a maioria dos navios navegam sob a bandeira do Panamá para contornar os regulamentos marítimos em vigor na maioria dos outros países e para obter benefícios fiscais. É por isso que o pequeno país do Panamá – que também hospeda o Canal do Panamá entre as Américas do Norte e do Sul – tem  mais de 8.000 navios  sob sua bandeira, contra cerca de 4.000 da China. A Ever Given  é operada por uma empresa taiwanesa chamada Evergreen Marine Corp.

De acordo com o VesselFinder, o Ever Given  partiu da China e fez escala  em Port Tewfik às 9h47 (IST) do dia 23 de março. Estava programado para chegar a Rotterdam, na Holanda, às 7h30 do dia 31 de março.

De acordo com a  S&P Global , o Canal de Suez é uma “rota estratégica para embarques de petróleo bruto, derivados de petróleo e GNL” e que “quase 10% do comércio marítimo total de petróleo e 8% do comércio global de GNL passam” por ele. Portanto, graças à má sorte de Ever Given , a Bloomberg  informou  que o preço dos futuros do petróleo em Nova York subiu 1,3%, embora os  especialistas admitam que  isso provavelmente será temporário.

Fonte: The Wire

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: