Ultimas Notícias
Hoje é dia mundial de combate a tuberculose

  • Dia Mundial do Combate à Tuberculose [E também início da Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose (Portaria GM/MS no 2.181, de 21 de novembro de 2001). A tuberculose é a doença infecciosa mais mortal no mundo. A cada ano, cerca de 1,7 milhão de pessoas morrem, enquanto outros 9,6 milhões sofrem com a doença, principalmente em países em desenvolvimento. A doença é causada por uma bactéria (Mycobacterium Tuberculosis) que afeta com mais frequência os pulmões, mas pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo os ossos e o sistema nervoso. A bactéria se espalha pelo ar quando pessoas infectadas tossem, falam, cospem ou espirram. O tratamento para tuberculose sem complicações leva, no mínimo, seis meses e, na maior parte dos casos, o tratamento é feito com dois antibióticos de primeira linha: rifampicina e isoniazida. Quando os pacientes são resistentes a esses antibióticos, considera-se que eles tenham desenvolvido a TB-MDR (tuberculose multirresistente a medicamentos)].
  • Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos – ONU – Resolução A/RES/65/196 de 2010 [A data presta homenagem a Monsenhor Óscar Arnulfo Romero, que denunciou casos de violações dos direitos humanos em El Salvador. Ele foi assassinado em 24 de março de 1980].
https://32763c7d342b39c2e39bb4f30375adf7.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
  • O fim dos Tudor [A rainha Elizabeth I da Inglaterra morre no dia 24 de março de 1603. Conhecida como a Rainha Virgem, ela, que subira ao trono em 1558, não deixa herdeiros diretos dando fim à dinastia Tudor. Elizabeth I é sucedida por James VI da Escócia, que sobe ao trono com o nome de James I, iniciando a dinastia dos Stuart].
  • Nasce, em Cratos (CE), o Padre Cícero Romão Batista (24/03/1844), liderança católica que exerceu grande influência religiosa, social e política no seu tempo, tanto em Fortaleza como nos demais estados do Nordeste e que ganhou fama de milagreiro a partir de 1866, quando disseminou-se uma lenda de que uma hóstia por ele consagrada teria sangrado na boca de uma mulher. Quando a vida pública de Padre Cícero chegou ao fim, seu prestígio de santo deu grande impulso, principalmente depois da revolução de 1930. Era considerado santo e profeta infalível. Com sua morte, a devoção ao Padre Cícero aumentou. É considerado um “Santo Popular” para muitos fiéis católicos nordestinos. É chamado de “São Cícero do Juazeiro”. Padre Cícero Romão Batista faleceu no dia 20 de julho de 1934, em Juazeiro do Norte, Ceará].
  • Nascimento do poeta, político e diplomata Olegário Mariano Carneiro da Cunha, Recife, PE, em 24/03/1889. Foi o terceiro ocupante da cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras. Em concurso promovido pela revista Fon-Fon, em 1938, Olegário Mariano foi eleito, pelos intelectuais de todo o Brasil, Príncipe dos Poetas Brasileiros, em substituição a Alberto de Oliveira, detentor do título depois da morte de Olavo Bilac, o primeiro a obtê-lo. Sua poesia lírica é simples, correntia, de fundo romântico, pertinente à fase do sincretismo parnasiano-simbolista de transição para o Modernismo. Ficou conhecido como o “poeta das cigarras”, por causa de um de seus temas prediletos. Algumas obras: Evangelho da sombra e do silêncio, 1913; Últimas cigarras, 1920; Poemas de amor e de saudade, 1932; Cantigas de encurtar caminho, 1949. O poeta morreu em 28 de novembro de 1958, no Rio de Janeiro.
https://32763c7d342b39c2e39bb4f30375adf7.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
  • Nascimento de Harry Houdini (24 de março de 1874, Budapeste, Hungria), nome artístico de Ehrich Weisz. Houdini foi um dos mais famosos escapologistas e ilusionistas da história. Ele primeiro chamou atenção em Vaudeville, nos EUA e, depois, como “Harry ‘Handcuff’ Houdini”, em uma turnê pela Europa, onde desafiou as forças policiais a mantê-lo preso. O segredo de Houdini tinha por trás dois elementos: força física e facilidade de destravar trancas. Algemas, camisas de força, cadeados e correntes não eram páreo para suas habilidades. Além de façanhas improváveis, Houdini e seu agente tinham muita noção de marketing e de como transformar suas habilidades em espetáculos cheios de tensão e drama. Na época, ele era muito bom, porque ninguém fazia o que ele fazia. E, claro, que teve muito marketing envolvido. Ele era muito inteligente, porque chamava os órgãos de imprensa, os jornais, fazia tudo em praça pública, no rio. O ilusionista morreu a 31 de outubro de 1926, em Detroit, Michigan, EUA.
  • Dia de Santa Catarina da Suécia [Santa Catarina da Suécia ou Catarina de Vadstena foi uma monja católica, que pertencia a uma família nobre ligada aos reis suecos. Sua mãe era Santa Brígida da Suécia. Ela levou uma vida absolutamente dedicada à fé cristã. Formou-se na Abadia de Bisberg, permanecendo ali até se casar com um homem inválido. Nasceu em 1332 e morreu em 24 de março de 1381, em Vadstena, Suécia].
    ……………………………….
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: